A Arte do Canto e a Ciência

Por Maestro Luciano Peixoto


O canto é uma arte que se desenvolveu ao longo dos séculos, e o mais impressionante é que seu estudo é embasado através do empirismo, ou seja, pelo método prático de analisar como se chega num determinado objetivo através de tentativas assertivas. Foi por este tipo de conhecimento não científico, que se descobriu e amadureceu a própria arte do canto, a emissão, colocação, ressonância vocal, a técnica vocal e os vocalizes.

Este tipo de dinâmica e de crescimento sobre a arte do canto, não se deu do nada. Pensemos um pouco nos mestres e professores de canto que fixaram estes estudos através de suas experiências e de um longo caminho de prática, como, por exemplo: Concone, Sieber, Vaccaj, Pnofka, Marchesi, Rossini, Lehman, Panseron, Rubini, Lablache, Lamperti, Lütgen, Dannhauser e Cacilda Barbosa. Cada um desses autores desenvolveu seus próprios métodos de canto, com objetivo único de “descascar” a voz do aluno de canto e permitir sua longevidade vocal. Sendo assim, o aluno podia executar qualquer música de câmara (Chanson, Lieder, Modinhas e Canções Brasileiras) e, sobretudo árias de óperas.

Mesmo que muitos ainda digam que o canto é uma ciência, temos a consciência que não é, mas, nem por isso devemos desmerecê-la, pois, sabemos que a ciência contribuiu muito para o desenvolvimento do estudo do canto, e que a fonoaudiologia, ajuda não apenas no conhecimento teórico e prático da voz e de suas propriedades, mas também sobre ajustes e correções da voz humana. Isto pode torna-se um grande diferencial para um aluno de canto, sobretudo se este tiver alguma “disfunção” em sua voz.

O bom mesmo seria que os profissionais da voz – professor de canto e fonoaudiólogo - trabalhassem juntos, podendo, assim, analisar nos dois parâmetros a voz do aluno. Pois há questões científicas na voz humana que somente à luz da ciência podem ser sanadas, como também existem questões sobre a voz que somente à luz do conhecimento empírico do canto é que se podem alcançar certos objetivos.

Não criemos dissenções nem muito menos empatias, conhecimento científico e conhecimento empírico, se ajudam de forma mútua. Percebamos que o canto é uma ínfima expressão dos nossos sonhos, desejos, alegrias e tristezas, e que a voz, que é portadora do cantar, possa ser apreciada e estudada pelas pessoas capacitadas nas áreas afins, buscando um só objetivo, assim como os grandes mestres do canto tinham: cuidar da saúde vocal do seu aluno, tornando-o preparado para cantar.
     

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